5 Praias Calmas no Brasil que Você Precisa Conhecer

Pensando em relaxar? Confira as 5 praias sossegadas que temos como recomendação para você.

5 Praias Calmas no Brasil que Você Precisa Conhecer
Por Lis Figarola 30 dias

PARA RELAXAR: 5 PRAIAS CALMAS NO BRASIL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Com mais de 7 mil km de costa, escolher apenas 5 dentre as 2.095 praias do litoral brasileiro é uma tarefa praticamente impossível. Mas como a nossa praia é ajudar você a fazer as melhores escolhas, listamos aqui cinco praias mais calmas que valem a sua visita, principalmente se a sua única preocupação é relaxar. Caso você seja um turista mais experiente e já conheça todas ou a maioria delas, não se preocupe: voltaremos de tempos em tempos com novas indicações como esta, além de outros destinos paradisíacos longe da costa. Com certeza, algum deles irá te conquistar!

Praia do Espelho (Porto Seguro/BA)

praia porto seguro.webp

Situada no litoral Sul da Bahia, há pouco mais de uma hora de viagem de Arraial d’Ajuda, a Praia do Espelho se destaca como um dos pontos mais preservados do litoral baiano. Famosa por seus recifes de corais e suas piscinas naturais que se formam na maré baixa, a praia também tem seu charme na maré alta. Seu nome é devido aos reflexos na água quando o sol está à pino, e que fazem lembrar pequenos estilhaços de espelhos sob a luz solar. Com inúmeras opções de passeios, as dicas são: caminhe por sua bela orla e admire suas falésias brancas, avermelhadas, bege e até mesmo rosa. Prestigie a culinária baiana num dos restaurantes da Praia de Curuípe, que é onde está toda a infraestrutura. Há diversas maneiras de chegar à Praia do Espelho e você pode optar por fazer um passeio bate e volta ou hospedar-se nas redondezas. Mas é um tanto caro, além da total ausência de vida noturna. Lembre-se de checar a tábua de marés. Reza a lenda que se você quebrar a regra e não entrar nas piscinas naturais da Praia do Espelho dá 7 anos de azar! Melhor não arriscar, não é mesmo!

Praia do Forno (Arraial do Cabo/RJ)

praiadoforno.webp

De fácil acesso, seja de carro ou barco, a Praia do Forno é uma das mais bonitas da Região dos Lagos. Com águas calmas, mar cristalino, a praia é ótima para banho. Emoldurada por uma faixa de areia coberta de vegetação, é um dos principais cartões postais de Arraial do Cabo e, ousamos dizer, do Rio de Janeiro. Considere levar máscara e snorkel e lembre-se de hidratar-se com frequência e renovar o filtro solar. Não queremos que uma insolação estrague a viagem, certo?

Mangue Seco (Jandaíra/BA)

praia mangue seco.webp

O acesso pode ser feito por Aracaju/SE, Costa do Sauípe/BA, e até mesmo há quem encare os 200 km de Salvador, também por bate-volta. Com pouca infraestrutura, a pequena Vila de Pescadores serviu de cenário para a novela do baiano Jorge Amado, Tieta do Agreste. Além disso, a praia tem quilômetros de dunas de areia branquíssima que emolduram o azul do mar. Uma boa pedida para não entrar no marasmo é dar um passeio de bugue pelos arredores. Apesar da rusticidade dos restaurantes, saboreie a gastronomia local e caso sua pele, cabelos estejam sentindo falta de água doce, o Rio Real estará a seu dispor.

Praia do Maço (Palhoça/SC)

praia do maço (1).webp

Acessível apenas por trilha, a pequena praia do Maço possui apenas 50m de extensão. Vista de cima, o cenário bucólico parece um abraço entre mar e montanha. Ok, na verdade é um morro que faz os turistas morrerem de amor!
O lugar conta apenas com um barzinho e é bastante frequentado para camping. A trilha é bem sinalizada, porém exige atenção e cuidado por causa dos costões.

Baía dos Porcos (Fernando de Noronha/PE)

baia dos porcos.webp

E se você achou que não teria Fernando de Noronha, lamento (NÃO) desapontá-lo, afinal, é o mesmo que falar de Roma e não incluir o Papa, não é mesmo? Localizada no Parque Marinho de Fernando de Noronha, a Baía dos Porcos é um dos principais cartões postais da ilha. Emoldurada por um paredão rochoso, suas águas esverdeadas e cristalinas fazem lembrar uma outra praia paradisíaca (Maya Bay, em Kho Phi Phi - Tailândia. Atualmente fechada para o turismo para a recuperação dos corais). O acesso à praia é feito pela praia Cacimba do Padre e é, por muitos, considerada um dos melhores pontos para mergulho livre da ilha, ficando atrás apenas da praia do Porto, que, se por um lado não possui uma orla tão bonita, é riquíssima em biodiversidade marinha. Se você faz parte da turma que prefere mais agito, altas ondas, vida noturna e uma vibe mais animada, não se preocupe! Em Porto Seguro, é possível trocar a Praia do Espelho por Taperapuã, na região dos Lagos, você pode optar por Búzios... e assim por diante, como veremos nos próximos posts! Continue nos acompanhando e logo o ajudaremos a encontrar o seu lugar ao sol.

Colaboradora : Flavia Bastione Vieira de Souza

facebook
instagram
twitter
youtube
tiktok

Comentários