5 Praias Calmas no Brasil que Você Precisa Conhecer
Pensando em relaxar? Confira as 5 praias sossegadas que você precisa conhecer para visitar na sua próxima viagem!
Pensando em relaxar? Confira as 5 praias sossegadas que você precisa conhecer para visitar na sua próxima viagem!
Com mais de 7 mil km de costa, escolher apenas 5 dentre as 2.095 praias do litoral brasileiro é uma tarefa praticamente impossível. Mas como a nossa praia é ajudar você a fazer as melhores escolhas, listamos aqui cinco praias mais calmas que valem a sua visita, principalmente se a sua única preocupação é relaxar. Caso você seja um turista mais experiente e já conheça todas ou a maioria delas, não se preocupe: voltaremos de tempos em tempos com novas indicações como esta, além de outros destinos paradisíacos longe da costa. Com certeza, algum deles irá te conquistar!
Situada no litoral Sul da Bahia, há pouco mais de uma hora de viagem de Arraial d’Ajuda, a Praia do Espelho se destaca como um dos pontos mais preservados do litoral baiano. Famosa por seus recifes de corais e suas piscinas naturais que se formam na maré baixa, a praia também tem seu charme na maré alta. Seu nome é devido aos reflexos na água quando o sol está à pino, e que fazem lembrar pequenos estilhaços de espelhos sob a luz solar. Com inúmeras opções de passeios, as dicas são: caminhe por sua bela orla e admire suas falésias brancas, avermelhadas, bege e até mesmo rosa. Prestigie a culinária baiana num dos restaurantes da Praia de Curuípe, que é onde está toda a infraestrutura. Há diversas maneiras de chegar à Praia do Espelho e você pode optar por fazer um passeio bate e volta ou hospedar-se nas redondezas. Mas é um tanto caro, além da total ausência de vida noturna. Lembre-se de checar a tábua de marés. Reza a lenda que se você quebrar a regra e não entrar nas piscinas naturais da Praia do Espelho dá 7 anos de azar! Melhor não arriscar, não é mesmo!
De fácil acesso, seja de carro ou barco, a Praia do Forno é uma das mais bonitas da Região dos Lagos. Com águas calmas, mar cristalino, a praia é ótima para banho. Emoldurada por uma faixa de areia coberta de vegetação, é um dos principais cartões postais de Arraial do Cabo e, ousamos dizer, do Rio de Janeiro. Considere levar máscara e snorkel e lembre-se de hidratar-se com frequência e renovar o filtro solar. Não queremos que uma insolação estrague a viagem, certo?
O acesso pode ser feito por Aracaju/SE, Costa do Sauípe/BA, e até mesmo há quem encare os 200 km de Salvador, também por bate-volta. Com pouca infraestrutura, a pequena Vila de Pescadores serviu de cenário para a novela do baiano Jorge Amado, Tieta do Agreste. Além disso, a praia tem quilômetros de dunas de areia branquíssima que emolduram o azul do mar. Uma boa pedida para não entrar no marasmo é dar um passeio de bugue pelos arredores. Apesar da rusticidade dos restaurantes, saboreie a gastronomia local e caso sua pele, cabelos estejam sentindo falta de água doce, o Rio Real estará a seu dispor.
Acessível apenas por trilha, a pequena praia do Maço possui apenas 50m de extensão. Vista de cima, o cenário bucólico parece um abraço entre mar e montanha. Ok, na verdade é um morro que faz os turistas morrerem de amor!
O lugar conta apenas com um barzinho e é bastante frequentado para camping. A trilha é bem sinalizada, porém exige atenção e cuidado por causa dos costões.
E se você achou que não teria Fernando de Noronha, lamento (NÃO) desapontá-lo, afinal, é o mesmo que falar de Roma e não incluir o Papa, não é mesmo?
Localizada no Parque Marinho de Fernando de Noronha, a Baía dos Porcos é um dos principais cartões postais da ilha. Emoldurada por um paredão rochoso, suas águas esverdeadas e cristalinas fazem lembrar uma outra praia paradisíaca (Maya Bay, em Kho Phi Phi - Tailândia. Atualmente fechada para o turismo para a recuperação dos corais). O acesso à praia é feito pela praia Cacimba do Padre e é, por muitos, considerada um dos melhores pontos para mergulho livre da ilha, ficando atrás apenas da praia do Porto, que, se por um lado não possui uma orla tão bonita, é riquíssima em biodiversidade marinha. Se você faz parte da turma que prefere mais agito, altas ondas, vida noturna e uma vibe mais animada, não se preocupe! Em Porto Seguro, é possível trocar a Praia do Espelho por Taperapuã, na região dos Lagos, você pode optar por Búzios... e assim por diante, como veremos nos próximos posts! Continue nos acompanhando e logo o ajudaremos a encontrar o seu lugar ao sol.
Colaboradora : Flavia Bastione Vieira de Souza